quarta-feira, 31 de maio de 2023

HM em Seia

Tivemos o prazer de voltar finalmente à história "Made in Osvaldo" (ou "Mádine Osvaldo" como muitas crianças a identificam).

Foi ontem na Biblioteca Municipal de Seia, um edifício lindo e muito bem recuperado, ali mesmo no centro da cidade.

Gosto muito desta história que mistura música com brinquedos e a sua construção. Tocar um instrumento é também brincar no sentido em que pode proporcionar ao intérprete o mesmo prazer que uma brincadeira proporciona a uma criança: deixamo-nos levar, apenas aquele momento conta, nada mais existe. E nada melhor do que isso.

Por isso, brincar é uma coisa muito séria. E neste atelier levamos muito a sério a construção de um brinquedo. Este tem que cumprir a sua função e não nos contentamos com objectos decorativos que se partem à primeira utilização. Para isso é preciso uma boa ideia e boa engenharia. Só usamos materiais reciclados, damos preferência à madeira e ao metal e evitamos o plástico. 

Fizemos duas sessões, uma para uma turma da escola Básica Santiago e outra aberta ao público. Foram muito diferentes mas ambas muito intensas! A primeira correu mais de acordo com o guião previsto e só foi pena não termos tido mais tempo. Na segunda contámos com crianças com idades um pouco abaixo da faixa a que se destina a história e por isso improvisei um pouco mais no atelier e, perante o olhar fascinado de todos e todas perante os brinquedos expostos, passámos mais depressa à construção dos mesmos. De repente já rolavam berlindes por todo o lado e a desarrumação era enorme mas era um caos bom, fruto do entusiasmo! Foi mesmo uma sessão divertida que contagiou também as mães e pais presentes (e até dois bebés)!

Muito obrigado a todos e todas e claro, à Dra. Teresa responsável pela biblioteca e também à Aurora, Humberto, Virginia e Mariana pelo apoio e motivação. A Aurora ainda arranjou tempo para nos fazer uma visita guiada inesquecível ao Museu do Brinquedo.



Este é feito a partir de uma caixa de morangos e é um pronto-a-brincar. A caixa já trás os furos. É só acrescentar os berlindes, inventar as regras e decorar a gosto.















Sem comentários:

Enviar um comentário