terça-feira, 25 de outubro de 2022

HM em Paris - Escola de Saint-Cloud

Estivemos de regresso a Paris depois da última visita em 2018

Peço desculpa por só hoje conseguir fazer este post, mas entretanto tive outros concertos que me ocuparam todo o tempo.

Desta vez começámos por uma sessão na Escola de Saint-Cloud (dia 18 às 13h30) para uma turma de Português orientada pela professora Mariana. Contámos ainda com alguns participantes mais crescidos que aproveitaram e vieram a pé de outra escola nas redondezas, acompanhados também pela professora. Foi muito bom terem aparecido, obrigado!

A maioria das crianças falava português porque eram luso-descendentes ou brasileiras e por isso não foi preciso nenhuma adaptação especial na nossa performance. Contámos sempre com o acompanhamento da professora Mariana que se percebeu logo ser muito querida de todos os alunos e alunas e desenvolve um excelente trabalho. A sala era muito bonita, com umas janelas enormes e um canto-biblioteca cheio de livros criteriosamente escolhidos. Foi aí que montámos as nossas coisas:  os amplificadores e  os caixotes com os documentos "secretos" da história que depois usamos no atelier. 

Muitas crianças tinhas pais, tios ou avós que já lhes tinham contado histórias sobre Portugal no tempo do fascismo, sobre a guerra colonial e o exílio político. A nossa história foi mais uma para lhes lembrar que é um privilégio nascer em democracia e liberdade e que não nos podemos deixar enganar pelas mentiras dos candidatos a ditadores e ditadoras que andam por aí.

Como já é habitual, terminámos a pintar um mural de celebração da Liberdade onde apareceram slogans políticos, retratos de ditadores/as imaginários/as, cartazes políticos, cravos, outras flores e muito mais. 

Obrigado a todos e todas e também à professora Magda do Departamento do Ensino do Português em França - Instituto Camões, que foi incansável na preparação e durante a nossa presença em Paris.

Aqui ficam algumas fotos.




















































































































 


Sem comentários:

Enviar um comentário