Partilho convosco os desenhos que os alunos da 2ª sessão da Covilhã - Escola Básica "A Lã e a Neve" (Agrupamento Pêro da Covilhã) - fizeram na escola, depois de saírem do Teatro das Beiras. Foram enviados pela professora Laura Fino. Obrigado!
quarta-feira, 27 de outubro de 2021
segunda-feira, 25 de outubro de 2021
HM na Covilhã - Desenhos
Recebi agora estes desenhos feitos já na escola depois de uma sessão com "Não se deixem enganar!" - um conto planfletário de 2019 no Teatro das Beiras para a turma do primeiro ano orientada pela professora Matilde Martins.
Obrigado professora e alunos! Gostámos muito deste encontro e espero que se possa repetir com outra história magnética.
quinta-feira, 21 de outubro de 2021
HM no Festival Em Trânsito - artes performativas para novos públicos 2021 - Covilhã
Estivemos no Teatro das Beiras na Covilhã - dias 18 e 19 - para 3 sessões de “Não se deixem enganar!” - um conto panfletário de 2019, no âmbito do Festival em Trânsito.
Como sempre, não podíamos ter sido melhor recebidos pela companhia que trabalha e gere este espaço: Rui Sena, Sílvia(s), Bruna, Pedro, Ambar… Muito obrigado a todos!
Foi a primeira vez que apresentámos este conto lisboeta fora do seu contexto e para a maioria das turmas, coincidiu com a primeira saída cultural da sua escola desde 2019. Sentiu-se a alegria deles por este regresso ao contacto presencial. É impressionante pensar que crianças com 6 anos estiveram desde os 4 em casa, sem escola. Pelo que conversámos com algumas professoras, há consequências evidentes deste isolamento e outras que só a pouco e pouco se vão revelando. A principal foi com certeza o excesso de tempo que passaram sozinhos à frente do telemóvel ou do computador.
Para alguns, foi a primeira vez que ouviram falar do que aconteceu no 25 de Abril de 1974. Foi um privilégio termos tido esta oportunidade e contámos a nossa história ainda com mais entusiasmo!
sexta-feira, 8 de outubro de 2021
"Nungu e a Sra. Hipopótamo" no Teatro da Voz
Apresentámos ontem "Nungu e a Sra. Hipopótamo" de Babette Cole no Teatro da Voz em Lisboa para uma turma do 1ºano da Escola da Voz do Operário.
É uma história com ilustrações fantásticas (muito "anos 70"!) também da autoria da escritora. Depois da narração musicada, fizemos o atelier habitual que incluiu uma conversa, música e abóboras.
Esta história é o melhor pretexto para falarmos da água e da sua importância, do que é viver com quase nada, da inclusão dos mais velhos, dos direitos dos animais e da nossa relação com a Natureza. Uma das crianças disse: "a água é o nosso Deus".
Obrigado a todos! Aqui ficam algumas fotos e até à próxima.