terça-feira, 14 de novembro de 2017

Histórias Magnéticas nas Bibliotecas Municipais


Temos tido a sorte de ir conhecendo algumas bibliotecas do país e de comprovar a importância que estes espaços têm para as comunidades quando conseguem misturar-se com o quotidiano das pessoas.

Gostamos muito de fazer as Histórias Magnéticas em bibliotecas, rodeados de livros, que foram e serão sempre o ponto de partida deste projecto. Faz todo o sentido contar e discutir histórias no sítio onde elas estão guardadas e protegidas. As bibliotecas são tesouros. Descobrir um livro, passar a seguir o trabalho de um escritor ou de uma escritora muda a nossa maneira de pensar, muda a vida que levamos. E depois há o objecto "livro": uma estante cheia de livros é uma coisa linda de se ver, torna os lugares mais quentes e acusticamente tão confortáveis e acolhedores.

Por onde quer que passemos, quase todos os lugares estão cheios de televisões ligadas e rádios a tocar que nos impõem uma banda sonora e visual permanente. As bibliotecas são um dos poucos lugares públicos que restam livres desse barulho: lá dentro, ligamos rapidamente a outra "frequência" - a frequência humana - e sentimo-nos pessoas outra vez. Sentimos-nos BEM.

Isto só para dizer que estamos a fazer um esforço para que em 2018 possamos circular muito mais entre bibliotecas e também que, entretanto, vamos estar em duas bibliotecas extraordinárias de Lisboa: dia 25 de Novembro na Biblioteca de São Lázaro e dia 16 de Dezembro na Biblioteca de Marvila com o conto "Uma Galinha" de Clarice Lispector.

Quando puderem, vão a uma biblioteca.

Sem comentários:

Enviar um comentário