quinta-feira, 27 de julho de 2017

Sines e Odemira

Chegámos ontem de uma pequena viagem ao sul, mais concretamente a Sines (Festival Músicas do Mundo 2017) e Odemira (Biblioteca Municipal José Saramago).

O festival em Sines está cada vez mais grandioso! este ano teve cerca de 50 espectáculos. Tivemos pouco tempo para ver alguma coisa, mas o que deu para espreitar era muito bom. Obrigado ao Carlos Seixas por nos convidar a participar e por fazer deste festival um acontecimento inigualável, com um ambiente de festa e amizade incríveis para todos os que por ali passam.
A nossa apresentação foi no auditório de Centro Cultural e tivemos a sala cheia! Com tanto público, não deu para fazer o atelier mas tivemos uma conversa muito animada com todos e respondemos a imensas perguntas sobre a história e o nosso trabalho.

Odemira é uma cidade linda que eu conhecia só de passagem. A biblioteca fica num alto da cidade com uma vista fabulosa. É uma casa que foi construída de raiz para o efeito e por isso está muito bem pensada com imensas salas de leitura,  audiovisuais e um auditório. Reparei que tinha pessoas a entrar e a sair com livros, pessoas sentadas a ler nas diferentes salas. É um espaço muito bem dirigido pela Marlene Rafael com uma programação contínua para a infância e não só. É muito bom encontrar uma biblioteca assim,  cheia de vida e que é uma presença marcante e incontornável na cidade.

"Passados anos, o pintainho tornou-se uma galinha muito estranha: a cabeça quadrada, o corpo triangular, as asas em forma de casas, o rabo como uma bola, nasceu com sapatos e quando ia para a rua, o mundo tornava-se geométrico!",  foi o final que a Catarina e a Leonor inventaram para a história da C. Lispector (pensei logo no livro "flatland" - Terra plana - de Edwin Abbott).  E fizeram um desenho que podem ver aqui em baixo entre todos os outros com galos rock, homens-galinha, galinhas musculadas e galinhas arco-íris imaginadas por todos os outros participantes. Gostámos muito! (se carregarem sobre as imagens, elas ficam maiores).













































Sem comentários:

Enviar um comentário