domingo, 21 de dezembro de 2014

Boicote às empresas


Escrevo estas linhas no meu MacBookPro, um portátil já com uns anitos. Sempre usei computadores macintosh porque sempre foram os mais aptos para gravar e misturar som. Mas este será o meu último mac. Por várias razões: o preço. E porque são óbvios os truques que a empresa usa para nos obrigar a trocar de máquina muito antes dela se avariar através de actualizações desnecessárias do sistema operativo que as tornam mais e mais lentas e falsamente obsoletas. A forma como são desenhados os alimentadores de corrente cujo fio parte ao fim de meia dúzia de meses e um novo custa 80 EUR.

Mas, muito mais grave do que isto, o recurso à utilização de mão de obra escrava como se provou recentemente. Só há uma forma de combater esta prática vergonhosa que é BOICOTAR o máximo número de empresas que a praticam, deixando pura e simplesmente de comprar os produtos que vendem. Sim, isto obriga-nos a mudar de hábitos porque vão ter de sair da nossa vida muitas e muitas marcas… de vestuário, de tecnologia, de produtos alimentares, de tudo um pouco. Basicamente, abdicar de um grau de conforto que está muito para lá do razoável. Eu já comecei há uns tempos e ainda me sinto muito solitário nesta transformação por isso hoje fiquei muito contente quando o jornal Público publicou um artigo de fundo sobre esta questão em que coloca o dedo na ferida. Aqui!

1 comentário:

  1. Agora que dizes isso estou a pensar que as actualizações podem ser negativas. O melhor se calhar é deixar ficar se está a funcionar bem, não é? Mas é irritante de facto. E que computadores é que há sem trabalho escravo? Abraços Marcos

    ResponderEliminar