sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Cabo Verde


Chegámos na madrugada de quarta-feira a Lisboa depois de uma digressão por Cabo Verde onde fizemos 4 apresentações das Histórias Magnéticas respectivamente na Cidade da Praia - 3 espectáculos - e Mindelo - 1 espectáculo.
Tivemos o apoio imprescindível do Instituto Camões e do Centro Cultural Português da Cidade da Praia e Mindelo, onde decorreram as apresentações. Muito obrigado à Mariana Faria, à Dra. Ana Cordeiro e a todos os outros colaboradores, pela forma como prepararam e acolheram o nosso projecto.
Eu tinha estado em Cabo Verde em 1993 como guitarrista do quarteto do pianista Mário Laginha. Estava na altura bastante ofuscado pelo facto de estar a tocar no quarteto do Mário e por isso, confesso que tudo o que estava para lá da música, a minha memória reteve pouco... Se calhar ainda bem, porque foi a intensidade com que vivi a passagem pelo quarteto do Mário  que me permitiu assimilar tantas ideias musicais que hoje se revelam também nas Histórias Magnéticas. Isto para dizer que este regresso a Cabo Verde foi como que a primeira vez. E rendi-me... às crianças, à simpatia geral, à paisagem (urbana e rural), ao clima, à comida e claro, à música. Sinto que a nossa passagem por este sítio foi importante para as crianças que assistiram e que atingimos os nossos objectivos de lhes estimular o gosto pela literatura, entrando nos livros pela porta da música e dos sons. Mas foi também muito inspirador para mim e para a Isabel Gaivão porque levamos daqui muitas ideias a experimentar em futuras histórias. Cabo Verde é um desses lugares que mudam as pessoas.
Temos planos para voltar e para contar as H.M. em escolas locais de outras cidades!
Aqui ficam as imagens. Há mais na nossa página do facebook. Vídeos ainda em preparação!
As fotos são da Clara Riso, amiga, organizadora e colaboradora essencial das Histórias Magnéticas. 


































 

 











Sem comentários:

Enviar um comentário