quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Timor Leste


Chegámos no dia 30 de Setembro de Timor, onde apresentámos "Nungu e a senhora hipopótamo" e "Enquanto o meu cabelo crescia". Estivemos na Escola Portuguesa Ruy Cinatti, na Fundação Oriente e no Centro de Recursos de Maubara, num total de 11 sessões em 5 dias!
Esta foi a nossa estreia fora de Portugal e um grande teste ás Histórias Magnéticas e á sua eficácia perante públicos que não têm o português como primeira língua ou que nunca tenham sequer assistido a um espectáculo. Foi uma experiência inesquecível que nos encheu de satisfação. Não tenho agora dúvidas de que as crianças são iguais em toda a parte.  Se não dominam a língua, isso não as atrapalha e focam-se noutros aspectos do espectáculo: a música, a guitarra eléctrica, a voz e os gestos da Isabel ou as ilustrações que projectamos de "Nungu e a Senhora Hipopótamo".
O vídeo que aqui vos deixo, foi filmado no centro de recursos de Maubara, a poucos quilómetros de Dili, onde chegámos num jeep alugado, acompanhados pela Laura da MUDA (Associação para a protecção e promoção dos direitos humanos) e pelo Benoit que conduziu e filmou. Á nossa espera estava a Cláudia do MÓS BELE (Cluster de cooperação Timor Leste) e dezenas de crianças de todas as idades acompanhadas de alguns familiares. Montámos o nosso equipamento portátil em 5m mas o estabilizador de corrente estava avariado… Preparámo-nos para fazer a nossa primeira versão acústica (alguém apareceu com uma guitarra clássica) mas felizmente lá se arranjou um estabilizador de corrente e começámos de imediato. O calor era brutal, eu pingava suor por todos os poros, mas foi um prazer fazer as Histórias Magnéticas com excelente som para este público, exactamente como queríamos.




Sem comentários:

Enviar um comentário