quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Paul Auster e a dança


No último livro de Paul Auster, "Diário de Inverno", encontrei a descrição mais perfeita do fascínio pela dança, que eu também partilho, e da musicalidade inerente à arte do movimento e à escrita: "Foram os bailarinos que te salvaram. (...) Nina surgiu no palco do ginásio e explicou à diminuta assistência que o ensaio iria ser dividido em duas partes alternantes: demonstrações dos principais movimentos da peça pelos bailarinos e comentários verbais por ela. Então afastou-se e os bailarinos começaram a evoluir no palco. A primeira coisa que te surpreendeu foi não haver acompanhamento musical. Nunca tal possibilidade te tinha ocorrido - dançar ao som do silêncio e não ao som da música. (...) os bailarinos estavam a ouvir a música dentro das suas cabeças, os ritmos dentro das suas cabeças, ouvindo o que era inaudível, e, como aqueles oito jovens eram bons bailarinos, eram mesmo excelentes bailarinos, não tardou que também tu começasses a ouvir os mesmos ritmos dentro da tua cabeça. (...) foi como se o simples facto de ver os seus corpos em movimento te transportasse para um lugar inexplorado dentro de ti, e a pouco e pouco foste sentindo que alguma coisa irrompia dentro de ti, uma alegria que te subia pelo corpo até à cabeça, uma alegria física que era também mental, uma alegria crescente que continuava a espalhar-se por todos os recantos do teu ser. (...)
A escrita começa no corpo, é a música do corpo, e ainda que as palavras tenham significado, é na música que os significados começam. (...) a escrita é uma forma menor de dança. "

Paul Auster em "Diário de inverno"

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