Apresentámos hoje de manhã a nossa versão de "Enquanto o meu cabelo crescia" de Isabel Minhós Martins no Collège Henri Cahn em Bry-sur-Marne nos arredores de Paris, integrada na programação da
“17ème Semaine des Cultures Étrangères” organizado pelo Centro Cultural Camões em parceria com a Coordenação do Ensino Português (Embaixada de Portugal).
Tivemos cerca de 30 crianças a assistir das quais apenas 8 ou 9 falavam português e nenhuma conhecia a história. Por isso, antes de começarmos, sugeri que eles se transformassem numa espécie de detectives muito atentos a todas as pistas não verbais: sons que não são palavras, gestos, expressões faciais, variações na dinâmica narrativa e da música e palavras conhecidas ou parecidas com o françês. Apenas lhes dei a conhecer o título da história.
Foi impressionante como todos se mantiveram sempre atentos e foram capazes de deduzir grande parte do que acontece na história.
É muito bom fazer estas apresentações em que, com a ajuda da parte de guitarra e da narração ritmada da Isabel, a musicalidade de uma língua se revela plenamente e também a capacidade das crianças em entender uma história contada numa língua estranha.
Para o sucesso da sessão foi fundamental o apoio da coordenadora do ensino do português em França, Adelaide Cristóvão, da professora Angelina Moreau, e claro, a inteligência, curiosidade e simpatia das crianças. Seria óptimo voltar com outra história!
No próximo post, vamos ter as fotografias da sessão e dos desenhos sobre cortes de cabelos "milaborantes".