domingo, 18 de abril de 2021

HM na Casa Fernando Pessoa em Lisboa


No próximo sábado, 24 de Abril, pelas 11h, vamos regressar à Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, para a história “Não se deixem enganar! - um conto panfletário de 2019”.

É um previlégio poder comemorar a revolução de 25 de Abril de 1974 com esta história sobre a Liberdade e a sua fragilidade. É ainda melhor poder fazê-lo presencialmente agora que as coisas parecem estar a melhorar quanto à pandemia. Estamos cheios de saudades da presença do público e das crianças, sem ser através dum ecrã. E por isso, adaptámos o nosso atelier, abolimos o recurso aos computadores e ao multimedia, tão fartos que estamos todos de zooms, classrooms e afins e encontrámos uma alternativa bem mais orgânica e menos digital (garantido todos os cuidados impostos pela pandemia, claro). Vamos ter bastantes surpresas!


(No dia 24 de Abril de 1974, pelas 21h, estava com a minha mãe a passear numa feira de antiguidades na antiga FIL de Lisboa e quando íamos a sair, entrou o Almirante Américo Tomás - Presidente da República - com a farda branca da Marinha, em grande pompa, rodeado por uma comitiva enorme e vários fotógrafos em acção. A minha mãe ficou logo mal disposta e acelerámos o passo para o exterior. 


Mal sabíamos nós - e o Almirante ainda menos! - que daí a poucas horas tudo iria mudar em Portugal. Na manhã seguinte, estávamos na rua a comemorar a revolução tão ansiada, a Liberdade, o fim da ditadura e a gritar com toda a força: FASCISMO NUNCA MAIS!. O Almirante exilou-se no Brasil.)






Sem comentários:

Enviar um comentário