sábado, 19 de setembro de 2020

Esclarecimento

As histórias magnéticas existem há 10 anos e fiz este blogue para ir registando o historial das nossas apresentações, viagens, notícias, trabalhos das crianças nos nossos ateliês, etc. É muito importante porque me ajuda a manter a disciplina e uma noção melhor do que ando a fazer com isto ao longo do tempo. Temos uma página no facebook mas ela é actualizada pela nossa colaboradora Sofia Afonso porque eu não gosto dessa ferramenta nem nunca a usei. 


Serve ainda para eu apontar para outras coisas que acho interessantes e importantes e para reflectir e registar a minha opinião nesse momento sobre elas. Coisas que se podem relacionar mais ou menos com as HM. Mas, ao interessarem-me, refletem-se de certeza no resultado daquilo que faço.


Tudo isto é muito egoísta: eu, eu, eu, eu…. Mas a verdade é que a maior fatia da minha actividade é feita solitariamente, no meu micro-estúdio caseiro. Preciso do silêncio e de uma certa escuridão para me concentrar e focar no desenvolvimento de uma ideia e nos sons que vão aparecendo. Acho que é parecido com a rotina das pessoas que escrevem. A protecção do mundo interior é muito importante e prioritária. Este blogue é feito assim.


Eu sei que é um blogue muito pouco visitado, excepto depois das sessões das HM quando as crianças/turmas/professores/encarregados de educação querem ver as fotos da sessão, mas mesmo aí, somos poucos. Aceitar e continuar apesar disso, é uma lógica bastante contrária à da internet dos dias de hoje que assenta no número de likes, amigos e visitantes. Teimosamente, enquanto não me expulsarem ou até eu decidir que já chega de subserviência à Google, cá me vou mantendo, divertindo, experimentando e partilhando.


As HM destinam-se às crianças mas sem uma abordagem infantilizada. Não troco nenhum acorde por outro mais consonante nem nenhuma palavra por outra mais fácil. Sei que esta opção afasta à partida algumas mães e pais mas não me lembro da última vez em que uma criança tenha perdido o interesse durante uma das nossas sessões. Elas escolhem como querem estar, podem estar deitadas ou a olhar para o lado, mas é muito raro perderem a atenção e desinteressarem-se.


A partir de 2018/19, o conteúdo dos posts politizou-se. Há muito tempo que sentia desejo de tomar uma posição clara nesse sentido enquanto artista mas andava a hesitar. 


Percebi que não podia desperdiçar a edição do nosso primeiro CD que iria estar à venda e circular por escolas e bibliotecas e decidi incluir na capa uma rodela bem visível desenhada pelo Carlos Bártolo “Contra o racismo, a xenofobia e a homofobia. Pela Cultura, a arte e a educação”. 








Foi o princípio. Desde então, passei a usar o espaço deste blogue e o meu trabalho, para contrariar e denunciar, sempre que acho importante, a onda fascista, contra os direitos humanos e contra a Liberdade que vai ganhando força no mundo todos os dias.







Percebo que me critiquem pelo conteúdo de alguns posts se desviar dos propósitos iniciais deste blogue. Só que os tempos que atravessamos, não me dão alternativa. Por nós, pelas crianças, por todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário