As Histórias Magnéticas manifestam a sua total solidariedade com o artista brasileiro Wagner Schwartz que está a ser vítima de um ataque odioso por causa da performance "La Bête" que apresentou na Mostra Panorama de Arte Brasileira no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
O artista apresenta-se nú e o público pode manipular o seu corpo. Uma criança acompanhada da sua mãe foram capturadas em vídeo a assistir à performance e a tocar no corpo inanimado. Isto provocou uma onda reactiva primária que põe à vista uma ignorância e maldade de uma dimensão indescritíveis.
Como artistas, ficamos sempre incrédulos e muito preocupados com a persistência destas reacções básicas, perversas e perigosas porque no Brasil, já conseguiram levar ao encerramento de outras exposições.
Espero que alguma instituição cultural em Portugal - até porque seria um gesto muito importante para afirmarem a sua independência e repugnância por campanhas deste teor - não se esqueça de apresentar em breve esta performance.
Por favor, assinem AQUI a carta redigida em conjunto por várias instituições culturais brasileiras em resposta a esta montanha de ignorância e ódio que está a engolir tudo!
Sem comentários:
Enviar um comentário