sábado, 7 de outubro de 2023

HM em Évora e Vera Cruz

Regressámos ontem a Lisboa depois de 3 dias em Évora onde apresentámos “Não se deixem enganar! - um conto panfletário de 2019” na Biblioteca Pública de Évora (1 sessão), na EB1 do bairro de Almeirim (2 sessões) e no pavilhão multiusos da aldeia de Vera Cruz (1 sessão).

Obrigado ao Rafael Leitão e à Nélia Pinheiro - Companhia de Dança de Évora - que mais uma vez nos convidaram a apresentar as HM e também à incansável Vanessa Paraíba que nos acompanhou em todas as sessões. 


As HM foram imaginadas para circular entre espaços diferentes num curto espaço de tempo, neste caso uma biblioteca, uma escola e um pavilhão multi-usos de uma aldeia, adaptarem-se rapidamente e garantir que todas as apresentações acontecem sempre com a melhor difusão sonora e que nenhuma palavra ou som saem prejudicados. 


Desta vez foram 4 turmas que assistiram em Évora e, na aldeia de Vera Cruz, as cadeiras encheram-se maioritariamente com muitos idosos e idosas que não faltam às iniciativas culturais promovidas pelo simpático e energético presidente da junta, o Sr. Nelson Miranda. 


E assim ficámos a conhecer também a história do Sr. Armando Costa, marceneiro reformado, que no tempo do fascismo e depois de uma permanência em Paris, regressou a Portugal de combóio com uma mala de madeira construída por si e cheia de discos e poesia proibida em Portugal: Adriano Correia de Oliveira, José Afonso, Manuel Alegre, entre outros. Escapou à detenção porque a sua mala não levantou suspeitas aos funcionários da fronteira de Vila Viçosa e não foi revistada.

Este senhor foi também mobilizado para a guerra em Angola onde ficou 2 anos em pleno mato. 

E ali esteve connosco grande parte da tarde, com um sorriso lindo no rosto, a escutar a nossa história e a enriquecê-la com as suas. 


Foi também a primeira sessão onde contámos com a presença de um cão que, sem a dona se aperceber, tinha seguido o carro desta desde lá de baixo da aldeia e, um pouco atrasado, lá chegou ao lugar, conseguiu entrar e deitar-se feliz aos pés da dona. Foi ganhando confiança e acabou a brincar ao lado das crianças que desenhavam. Foi muito bom envolver os animais nisto! 


Muito obrigado a todas as crianças, professoras e público em geral. Foi um prazer!



Em Vera Cruz:














Na EB1 do bairro de Almeirim:

























Na Biblioteca Pública de Évora:































Sem comentários:

Enviar um comentário