segunda-feira, 30 de outubro de 2023

HM em Canha e no Montijo

Sábado 28 foi em Canha no salão dos bombeiros da localidade e no dia seguinte, na Casa da Música Jorge Peixinho no Montijo. 

A primeira sessão foi com "Não se deixem enganar! - um conto panfletário de 2019". Fomos muito bem recebidos, como sempre, pela equipa da companhia Mascarenhas Martins - Julieta, Tiago, Daniel, Levi e Maria - que organizou este conjunto de apresentações no concelho (que incluiu também Pegões em Abril passado).

Não é fácil convocar público nestas incursões por localidades com menos ou nenhuma regularidade de programação cultural, mas é isso mesmo que a companhia do Levi e da Maria Mascarenhas Martins está a mudar. É preciso persistência e tempo e por isso tivemos pouco público nesta sessão. Mas as HM têm viajado por todo o lado e em condições e paragens mesmo muito diferentes por isso estamos muito habituados a arriscar e sempre dispostos a participar nestas iniciativas pioneiras. Vale sempre a pena!

No Montijo, já foi diferente e apesar do Domingo chuvoso, tivemos o número ideal de reservas para a nossa apresentação e o auditório da Casa da Música Jorge Peixinho revelou-se perfeito para as HM. 

A história foi "Made in Osvaldo" e não me lembro da última sessão que fizemos em que mães, pais e avós se tenham envolvido tanto nas actividades do atelier! Fizemos a história na penumbra e depois, no atelier, abrimos a cortina de fundo de palco que esconde a enorme vidraça com vista para o jardim e por onde entrou uma luz linda. 

Depois da conversa sobre o Osvaldo e os seus amigos e o contexto que os levaram a ter de inventar e construir os seus próprios brinquedos com quase nada, passámos à construção dos nossos modelos e partilhámos técnicas muito simples que permitem construir brinquedos muito divertidos, sólidos e resistentes. 

Acho que fomos muito bem sucedidos desta vez na ligação entre a música, a narração/tema da história e a construção dos brinquedos. Escutar, pensar, construir e brincar. Tudo em 90m!

Obrigado a todes e até à próxima!

























Sem comentários:

Enviar um comentário