Foram três dias - 22, 23 e 24 - preenchidos com 5 sessões de "Não se deixem enganar! - um conto panfletário de 2019", a história que eu escrevi como reação à chegada ao poder de Jair Bolsonaro nesse ano.
Uma história em defesa da Liberdade baseada na minha história pessoal e igual há de tantos outros portugueses que viveram uma parte da sua juventude sob a ditadura de Salazar e cujos pais e mães eram anti-fascistas. Uma história que pretende combater o esquecimento do que é viver sob esses regimes no sentido de contrariar o ressurgimento dos mesmos.
Foi na quinta-feira, dia 24, que a Rússia começou a invasão geral da Ucrânia apenas para satisfazer os desejos imperialistas de um homem: Vladimir Putin. A capital Kiev está neste momento à beira de cair e milhões de inocentes vêem de repente as suas vidas ameaçadas outra vez e extinta a sua liberdade, violados os seus direitos mais básicos.
Infelizmente, os traços de Trumssonaro que o João Pedro desenhou em 2019 para o cartaz de "Não se deixem enganar!", continuam a ter que ser permanentemente actualizados e hoje, seria acrescentando a face de Vladimir Putin.
Sem comentários:
Enviar um comentário