E voltámos hoje (23/06) ao Teatro da Voz, desta vez para fazer "O meu primeiro Dom Quixote", a adaptação de Alice Vieira do livro de Cervantes.
Tivemos como público uma turma do 2ºano da Escola do Castelo em Lisboa, orientada pela professora Ariana Furtado. Conhecemos muito bem o trabalho excelente desta professora com quem temos a sorte de colaborar várias vezes. A relação de total confiança que tem com a turma, a abertura de espírito e a criatividade que promove em todos os momentos, a atenção permanente a tudo o que está a acontecer, o envolvimento com as crianças, resulta em turmas ávidas de novas experiências e livres de preconceitos de qualquer espécie.
As Histórias Magnéticas procuram o mesmo e por isso foi fácil sintonizarmos todos hoje de manhã. Claro que ajuda partir de um personagem absolutamente genial como Dom Quixote que é intemporal e para todas as idades. Introduzimos algumas novidades na narração que tem agora uma introdução mais extensa de guitarra e também nas actividades do atelier. Estamos muito contentes com os resultados depois de termos eliminado a presença dos computadores. Usamos apenas imagens impressas, mais objectos e adereços. E tal como imaginávamos, ninguém deu pela troca... fornecemos lupas quando é preciso fazer zoom numa imagem. Dá muito mais trabalho, demora muito mais tempo e é tão bom. Não temos pressa.
Obrigado a todos e a todas! Espero que nos voltemos a encontrar para mais histórias magnéticas. Aqui ficam as fotografias dos vossos trabalhos maravilhosos sobre as ilustrações do Gustave Doré e frames do filme Dom Quixote de Orson Welles às quais acrescentámos balões de banda desenhada para vocês escreverem as falas, desenharem pensamentos ou o que vos apetecesse. Ideias não faltaram e o entusiamo foi grande!