sábado, 9 de maio de 2020

GDA!


As Histórias Magnéticas foram apoiadas pela GDA - Gestão dos Direitos do Artistas - para a criação da nova história "Não se deixem enganar, um conto panfletário de 2019"!

Neste momento tão difícil e de tantas incertezas para o sector da cultura, esta notícia é obviamente muito importante para nós porque, antes do mais, permite-nos manter a equipa completa, não prescindir de ninguém e continuar à procura de soluções e adaptações aos tempos diferentes que estamos a viver.

As Histórias Magnéticas envolvem poucas pessoas, é um projecto com poucas exigências técnicas nos seus espectáculos, concebido e preparado para ser apresentado principalmente em locais não convencionais - bibliotecas, escolas, centros recreativos, etc - e por isso, apesar de não sabermos ainda como vão acontecer as apresentações ao vivo, é relativamente mais fácil adaptarmo-nos, esperamos que por pouco tempo, a outros formatos de apresentação: filme ou streaming, por exemplo.

É o que vai acontecer com a estreia da nova história que será em vídeo e inserida, como estava previsto, na programação do Lu-ca - Teatro Luís de Camões, em Lisboa no próximo dia 1 de Junho.

É notável o papel que a GDA assumiu no sector da criação artística em Portugal, apoiando os artistas e intérpretes com uma consistência sem paralelo e a todos os níveis. É exemplar a forma como neste momento de grande dificuldade, a GDA se desdobra em iniciativas para procurar minimizar os danos da pandemia no sector da cultura. Quase todos os dias recebo mensagens da GDA com esclarecimentos, notícias importantes e novos apoios à classe.

Bem diferente do que se observa na Sociedade Portuguesa de Autores, empresa da qual me dissociei há muito tempo atrás em profunda divergência e cujo silêncio no que toca à situação presente é ensurdecedor, limitando-se neste momento a incentivar ou melhor, distrair e entreter os autores com nova poesia do seu director... enfim, a SPA  igual a si mesma.


Sem comentários:

Enviar um comentário