quinta-feira, 19 de março de 2020

Ficar em casa


A propósito de ficar em casa, nesta luta colectiva contra um vírus, lembrei-me de três peças que fiz com a Sílvia Real (coreógrafa e bailarina) entre os anos 90 e a primeira década do séc.XXI que, de repente, me parecem surpreendentemente actuais: Casio Tone (1997), Subtone (2003) e Tritone (2007). O personagem principal é a Sra. Domicília. 






A ideia de CasioTone surgiu em NY quando eu e a Sílvia alugámos um apartamento minúsculo onde cada cantinho era aproveitado e o espaço estava pensado até ao mais ínfimo pormenor. Os sapatos ficavam de fora por causa dos vírus e das bactérias. Viver ali dentro implicou uma adaptação e um treino especial. Na peça, a Sra. Domicília toca o mini Casio Tone para se abstrair da sua vida confinada a 8m2. Tudo é branco e desinfectado.







Subtone  surge no período após o ataque ao World Trade Center em 11 de Setembro de 2001. A Sra.Domicília trabalha como segurança numa empresa em estado de alerta permanente. Na peça, há um intruso que é uma aranha e a reação da Sra.Domicília é bastante desproporcionada. 









Tritone ou as férias virtuais num hotel cápsula. O turismo. A Sra. Domícilia descobre o embuste, acaba com o teatro e desmonta o cenário num processo em que ela própria é engolida e desaparece.






Sem comentários:

Enviar um comentário