Participámos nas comemorações dos 10 anos da Biblioteca Municipal da Amadora - Fernando Piteira Santos, onde apresentámos "O meu primeiro Dom Quixote" (19 de Junho).
Mesmo aqui ao lado de Lisboa, uma biblioteca com uma programação constante muito bem pensada e organizada. Mais outro exemplo feliz que prova que as bibliotecas são polos essenciais na vida cultural e social das cidades: esta até tem um piso que fica aberto até à meia-noite! e, claro, está sempre cheia de pessoas à procura de livros ou simplesmente, a estudar, a ler o jornal, a consultar a internet ou a assistir a uma qualquer actividade.
O nosso público foi uma turma da Escola da Mina do 3º ano. O professor e a professora bibliotecária que os acompanhavam eram excelentes e isso reflete-se logo na maneira de estar e na atitude das crianças: curiosidade, criatividade, concentração, participação e atenção ao melhor nível. Já tinham trabalhado sobre o Dom Quixote, este personagem único na história da literatura que, em cada leitura, levanta novas questões e interpretações. Para além da história, ainda tivemos tempo para uma conversa muito animada e eu aproveitei para mostrar alguns excertos do filme inacabado mas genial de Orson Welles. Comentei com a Isabel que é muito bom termos escolhido esta história e assim podermos contá-la e escutá-la de quando em quando.
Obrigado a todos, foi um belo aniversário!
Sem comentários:
Enviar um comentário