domingo, 26 de fevereiro de 2017

PORQUÊ?


Estive no protesto em frente ao Teatro Camões pela reposição imediata do espetáculo "1 HD - uma história da dança" do Bruno Cochat. Estavam muitas pessoas, entre crianças, pais, artistas, amigos. Foi uma oportunidade para nos encontramos frente a frente, conhecermo-nos, conversar e verificar que todos continuamos a fazer a mesma pergunta: PORQUÊ? Ninguém se contenta com as respostas vazias dos comunicados oficiais da OPART e da CNB.

Durante o protesto, o diretor da CNB, recebeu o Bruno Cochat, duas das crianças despedidas, uma mãe, uma professora da Escola da Voz do Operário e Sílvia Real do Centro de Formação Artística/Teatro da Voz. À saída, o Bruno informou todos os que estavam cá fora que, para além do primeiro pedido de desculpas e reconhecimento de que a CNB tinha falhado na comunicação com ele e com as crianças, Paulo Ribeiro afirmou que estava fora de questão a reposição da peça por questões financeiras. Disse que cada apresentação da peça custa quase tanto como uma reposição porque, em termos de calendário, colide com as outras peças da companhia em digressão e isso implica a contratação de uma segunda equipa técnica, o que é inviável.

Qualquer pessoa sabe que para cancelar um espectáculo é preciso um motivo absolutamente incontornável, de força maior.  Qualquer artista odeia cancelar um espectáculo. Qualquer teatro faz tudo o que pode para o evitar, sempre. É uma questão de brio profissional, de respeito pelo público, pelo palco.

PORQUÊ esta recusa inflexível da direção da CNB que primeiro despediu e cancelou e só depois procurou encontrar justificações que começaram por ser de ordem técnica, depois de calendarização e agora já são financeiras.

Não souberam fazer as contas? "e as receitas da bilheteira se os restantes espetáculos se realizassem?" perguntou uma criança. Não ajudariam a suportar essas despesas de contratação da tal segunda equipa técnica que se esqueceram de contabilizar? E não se podiam procurar outras datas? Uma alternativa? (como foi proposto pelos representantes do movimento de contestação na reunião com Paulo Ribeiro) Segurar e defender este espetáculo como compete a qualquer direção empenhada e responsável?
NÃO. A decisão foi taxativa: deitar tudo por terra: despedir Bruno Cochat e cancelar as restantes apresentações.

PORQUÊ? 

ASSINE AQUI A PETIÇÃO PÚBLICA EM APOIO A BRUNO COCHAT E PELA REPOSIÇÃO DO ESPETÁCULO  "1 HD - UMA HISTÓRIA DA DANÇA"


Sem comentários:

Enviar um comentário