terça-feira, 6 de agosto de 2013

Lisboa - J.Freguesia de Santos-o-Velho


Fizemos ontem 2 sessões das Histórias Magnéticas - "Nungu e a Senhora Hipopótamo" - na Junta de Freguesia de Santos-o-Velho, em Lisboa para as crianças inscritas no programa Praia-Campo.
Foi a segunda vez que fizemos esta história e desta vez, as condições da sala não permitiram a projecção das imagens. Mesmo assim, a resposta das crianças à história foi muito boa e para nós foi interessante testar este trabalho só com o acompanhamento musical. É incrível como a presença das imagens acrescenta uma nova dimensão ao espectáculo, mas ao mesmo tempo, pode condicionar significativamente a imaginação visual das crianças. O facto de não lhes ser fornecida uma representação visual do herói da história, leva-as a ter que "desenhar" o personagem no interior das suas próprias cabeças.
No entanto, o atelier que imaginámos para o Nungu é bastante mais virado para o lado musical e por isso não é prejudicado por essa questão. Parte do tempo do atelier, foi ocupado recriando a atmosfera assustadora de uma selva à noite. Para as colocar no estado de espirito certo, pedimos às crianças que enumerem alguns dos seus medos. Depois, apresentamos-lhes uma série de instrumentos de percussão desde maracas a sapos reco-reco e simuladores de tempestades (alguns destes, comprei-os na feira do artesanato 2013 em Lisboa, na FIL, no stand de uma loja espanhola especializada em instrumentos de todo o mundo - "Ritual Sound") que eles depois usam para, juntamente comigo na guitarra, provocar medo e sustos possíveis de suceder numa selva escura. Há também velhas garrafas de plástico coladas ao chão que funcionam como armadilhas sonoras que eles pisam inadvertidamente e os fazem reagir e fugir. O resultado foi fantástico!
Apesar das sessões terem acontecido à tarde, depois do regresso das crianças da praia e já cansadas, a sua atenção foi constante o que me deixou a mim e à Isabel muito felizes!

Sem comentários:

Enviar um comentário