sexta-feira, 29 de novembro de 2024

HM em Paris

Chegámos ontem de Paris onde, no dia 28, fizemos 2 sessões de "Não se deixem enganar! - um conto panfletário de 2019" na Casa de Portugal situada no campus da Cidade Universitária de Paris.  


Foi a 3ª vez que estivemos em Paris em mais uma colaboração com o Instituto Camões e desta vez contámos com alunos e alunas de português do 6º ano da Cité Scolaire International Honoré de Balzac e outro grupo do 6º e 7º ano do Lycée International de Saint-Germain-en-Laye. Muito obrigado a todos e todas, alunos/as, professores/as! Foram sessões inesquecíveis e a melhor maneira de evocarmos e celebrarmos em Paris a revolução portuguesa de 25 de Abril de 1974 que aconteceu há 50 anos, à qual devemos a democracia e a liberdade e o fim do obscurantismo fascista.


É muito bom partilhar esta história com estudantes muito jovens e percebermos juntos que a Liberdade é uma luta constante, como escreveu a activista Angela Davis.


(A única nota menos positiva foi a receção à nossa chegada à Casa de Portugal onde ninguém tratou das apresentações, ninguém nos ofereceu sequer um copo de água ou um café e ainda nos perguntaram quem éramos nós e o que íamos ali fazer... Depois de nos dizerem apressadamente onde se ligavam as luzes da sala, deram-nos um escadote para acabarmos a afinação dos projetores e ficámos por nossa conta. Felizmente, somos completamente autónomos e profissionais e não tropeçamos nestas surpresas, mesmo quando acontecem num local de acolhimento como a Casa de Portugal em Paris.)
























Sem comentários:

Enviar um comentário