sábado, 30 de novembro de 2024

52 sessões de "Não se deixem enganar! - um conto panfletário de 2019!"

Fizemos em Paris a nossa 52ª (!) sessão da história "Não se deixem enganar! - um conto panfletário de 2019".  

É uma história de resistência e defesa da Liberdade e da Democracia contra o crescimento dos movimentos fascistas e por isso estamos sempre disponíveis para a apresentar. Venham mais!

Aqui fica um desenho do João Pedro Gomes para o livro "Não se deixem enganar!" que ilustra a alegria da conquista da Liberdade nos dias seguintes ao 25 de Abril de 1974.




sexta-feira, 29 de novembro de 2024

HM em Paris

Chegámos ontem de Paris onde, no dia 28, fizemos 2 sessões de "Não se deixem enganar! - um conto panfletário de 2019" na Casa de Portugal situada no campus da Cidade Universitária de Paris.  


Foi a 3ª vez que estivemos em Paris em mais uma colaboração com o Instituto Camões e desta vez contámos com alunos e alunas de português do 6º ano da Cité Scolaire International Honoré de Balzac e outro grupo do 6º e 7º ano do Lycée International de Saint-Germain-en-Laye. Muito obrigado a todos e todas, alunos/as, professores/as! Foram sessões inesquecíveis e a melhor maneira de evocarmos e celebrarmos em Paris a revolução portuguesa de 25 de Abril de 1974 que aconteceu há 50 anos, à qual devemos a democracia e a liberdade e o fim do obscurantismo fascista.


É muito bom partilhar esta história com estudantes muito jovens e percebermos juntos que a Liberdade é uma luta constante, como escreveu a activista Angela Davis.


(A única nota menos positiva foi a receção à nossa chegada à Casa de Portugal onde ninguém tratou das apresentações, ninguém nos ofereceu sequer um copo de água ou um café e ainda nos perguntaram quem éramos nós e o que íamos ali fazer... Depois de nos dizerem apressadamente onde se ligavam as luzes da sala, deram-nos um escadote para acabarmos a afinação dos projetores e ficámos por nossa conta. Felizmente, somos completamente autónomos e profissionais e não tropeçamos nestas surpresas, mesmo quando acontecem num local de acolhimento como a Casa de Portugal em Paris.)
























segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Quarteto de Mário Franco no festival de jazz AlenSons - Ferreira do Alentejo

O novo Quarteto de Mário Franco tocou no passado sábado dia 23 no Festival de Jazz AlenSons em Ferreira do Alentejo. Para além de mim (guitarra elétrica) e do Mário, o quarteto conta com Tomás Marques (saxofones) e Duarte Ventura (vibrafone).

Foi na Casa do Povo, um lugar com uma atmosfera incrível e com um espirito de colectividade que infelizmente já não se vê em lado nenhum.

Tocámos a seguir à Sociedade Filarmónica e Recreativa de Ferreira do Alentejo que tratou de conquistar a sala em poucos minutos com um repertório dedicado ao Jazz, tocado com um empenho excepcional. Foi lindo!

E a seguir, a nova música do Mário trouxe outra perspectiva bem diferente mas muito bem recebida por todes os que ficaram.

Parabéns à organização. Foi uma noite inesquecível.


@foto




HM no Museu Nacional do Teatro e da Dança - Lisboa

As Histórias Magnéticas estiveram no Museu Nacional do Teatro e da Dança em Lisboa nos dias 21 e 22 de Novembro com 2 sessões para duas turmas do 5º e 6º ano do Real Colégio de Portugal.

A história foi "Não se deixem enganar! - um conto panfletário de 2019" que, mais do que nunca, é importante apresentar: as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 e a continua ascensão da extrema direita por esse mundo fora que vai minando e destruindo a democracia e a liberdade. 

Há que resistir e contrariar sempre o regresso ao obscurantismo. É o que estamos a fazer! Obrigado a todes! 








quinta-feira, 14 de novembro de 2024

RIFF OUT no Teatro Municipal de Bragança

Ontem terminámos uma mini tour de 3 concertos com a formação sexteto: Castelo Branco, Caldas da Rainha e Bragança. 

A foto é do Iuri que nunca se esquece de registar as nossas entradas em palco! Obrigado a toda a banda e ao André Tavares (som) + Ana Carina & Clara Motta (produção)! 

Aqui fica aqui o link para escutarem alguns momentos do concerto nas Caldas.

Sérgio