terça-feira, 17 de maio de 2016

HM na Guarda


Estivemos hoje na Biblioteca Eduardo Lourenço na Guarda com duas sessões de "O meu primeiro Dom Quixote" para duas turmas, uma do 3ºAno da Escola 1ªCEB S.Miguel da Guarda e uma do 4º Ano da Escola 1ºCEB Lameirinhas. Encontrámos uma biblioteca num espaço fabuloso que inclui uma sala dedicada ao conto, pensada e preparada para a leitura de histórias e outras actividades para os mais pequenos. É uma sala que permite uma proximidade do público que é essencial para o sucesso destas actividades. Contámos com o apoio total de todas as funcionárias que estiveram sempre presentes, participaram nos ateliers, colocaram questões ao lado das crianças. Percebe-se logo que estamos num lugar diferente, que quer fazer bem as coisas, que não se agarra às soluções mais fáceis e imediatas que infelizmente abundam por esse país fora em teatros e bibliotecas com programações inexistentes ou totalmente submetidas a critérios comerciais. Aqui não é assim e é uma alegria poder apresentar o nosso trabalho neste ambiente.
A somar a isto, tivemos duas turmas excepcionais em que as professoras tinham preparado os alunos para as nossas sessões! Conheciam a história, estavam informados sobre o Dom Quixote. Claro que nestas condições, o que se ganha com as nossas apresentações é muito mais, para ambas as partes.
No caso da turma do 4º ano, o atelier tomou uma direcção totalmente inesperada uma vez que esta turma está a ensaiar um espectáculo a partir do Dom Quixote. Tinham imensas perguntas para nos colocar sobre a a forma como se prepara um espectáculo, deste exercícios de aquecimento, técnicas de representação, banda-sonora, figurinos, composição, etc, etc. Foi muito bom sentir o entusiasmo com que recebiam as nossas dicas. Boa sorte para a vossa estreia! temos pena de não podermos estar aí…
Entretanto, conto colocar aqui amanhã as fotos dos desenhos fabulosos da turma do 3ºano e ainda  a história do Dom Quixote que eles inventaram em que o nosso herói cavalga num cavalo marinho, num cavalo de fogo, num cavalo de erva e num cavalo de arco-íris. A não perder amanhã neste blog!

Sem comentários:

Enviar um comentário