Já está em bandcamp o EP "para GUST 9723" com música que fiz para a remontagem da peça coreográfica de Francisco Camacho.
Contei com a participação dos meus companheiros de sempre Mário Franco (contrabaixo e baixo eléctrico), Alexandre Frazão (bateria) e André Tavares que gravou, editou e fez a masterização.
Foi um desafio pegar em música que tinha feito em 1997 e trabalhar a partir daí. Nunca tinha feito nada parecido: nalguns momentos tocámos por cima das faixas originais e noutros regravámos tudo com novas versões e novas composições. Queria muito que se sentisse espontaneidade no resultado, que não soasse demasiado a música de estúdio gravada pista após pista. Não planeei demasiado as coisas e de repente, ali estávamos os três a tocar sobre faixas pré-gravadas de 1997, caixas de ritmos e sintetizadores sequenciados. Recorri ao DrumKid - um gadget fabuloso que gera ritmos aleatórios a partir dos parâmetros que quisermos e que funciona como um segundo baterista (electrónico) - e aos sons do garageband. Foi um dia inteiro de gravações e um processo muito divertido e surpreendente que se sente quando se escuta. Era precisamente essa dimensão mais humana que queria acrescentar aqui e ali a alguns momentos da gravação original de 97 (que tinha sido feita em casa, sobretudo com samples e electrónica).
A captação e mistura do André Tavares foi muito importante e decisiva para o som final que obtivemos que está entre o rock sinfónico, progressivo e o fakejazz, com toda a pujança e décibeis que precisávamos para abrir e expandir a paisagem cenográfica da terra para o espaço.
É para se escutar num volume alto. Boa viagem!