Fizemos ontem as nossas primeiras sessões de 2022 na Escola Básica J1 de Boavista em Silveira, concelho de Torres Vedras.
Há algum tempo que não nos apresentávamos numa escola e já tínhamos saudades de o fazer. É bastante diferente do que estar num teatro porque requer uma adaptação ao espaço mais cuidada mas as Histórias Magnéticas foram criadas e concebidas sobretudo para visitarem estes lugares e por isso gostamos muito quando isso acontece.
Neste caso, foi numa escola pequenina muito bonita e simpática na localidade de Silveira. Contámos com duas turmas, uma do 3º e outra do 4º ano para assistirem à história "Não se deixem enganar! - um conto panfletário de 2019".
Como sempre, o tempo voou e não chegou para falarmos de todos os tópicos que a história aborda mas tivemos oportunidade de mexer e vasculhar nos documentos que levamos e que juntos, arrumamos nos caixotes certos para construir uma linha do tempo. Bastantes crianças contaram-nos dos seus avós ou outros familiares que estiveram ou escaparam da guerra em África. Foram muitas as perguntas e comentários que surgiram perante o absurdo das práticas nos regimes totalitários: tortura, prisões políticas, perseguições, polícias secretas, autoritarismo, etc.
Acabámos a ouvir num gira-disco (uma máquina desconhecida da maioria) o tema "Maré alta" de Sérgio Godinho gravado na clandestinidade em 1971. A Liberdade como algo precioso que chegou numa maré mas que pode sempre descer se não estivermos alerta...
Obrigado a todos e a todas e em especial à professora Susana que nos convidou e recebeu na sua escola.
Até à próxima!