quarta-feira, 29 de maio de 2019

HM na Guarda


Foi a nossa terceira passagem pela biblioteca Eduardo Lourenço na Guarda. Desta vez, quem nos recebeu foi a Marta Costa que já conhecíamos da altura em que a biblioteca era coordenada pelo Américo Rodrigues. Mantém-se a "sala do conto", pequenina, mas muito versátil e com óptima acústica. Tivemos uma turma de manhã com crianças do quarto ano e duas turmas à tarde com crianças do segundo ano que, infelizmente, viram o atelier inesperadamente interrompido pelas suas professoras para que pudessem chegar a horas ao ATL na escola que fica ali ao lado! Esta falta de flexibilidade de alguns professores em relação a horários, programas, calendários, etc, pode ser um entrave muito grande. Parece que tudo o que é complementar à escola, é secundário e dispensável. Por isso é que as ações de formação para professores e a atualização permanente dos processos de ensino são tão importantes, acho eu.
Preparámos o "Nungu e a Senhora Hipopótamo" com algumas inovações: uma intro mais extensa de guitarra solo e novo material para as actividades do atelier.  Esta história levanta questões muito importantes para conversar com as crianças: a importância da água na vida do planeta, o que é viver "com quase nada" (passámos excertos do documentário fabuloso de Carlos Barroco com o mesmo nome filmado em Cabo Verde e sobre os brinquedos construídos pelas crianças locais), as diferenças culturais nomeadamente a relação com a nudez, com o corpo, a música, as danças, as brincadeiras, entre outras. Fizemos música juntos com instrumentos tradicionais, guitarra e frases do texto.
Obrigado a todos e todas as participantes e à Marta Costa que, como sempre, nos ajudou e acompanhou em todas as sessões. Foi muito bom voltar a esta biblioteca exemplar e espero que as HM possam regressar com outras histórias.