"Nungu e a Senhora Hipopótamo" de Babette Cole, conta a história de um menino africano determinado em fazer voltar a água à sua aldeia que tinha sido engolida por uma hipopótamo zangada. Nungu parte sozinho pela selva à procura da hipopótamo e, com a ajuda da sabedoria do seu velho avô, consegue fazê-la devolver a água ao leito do rio seco levando de novo a alegria ao povo de Tubu.
É a quarta História Magnética e a nossa primeira incursão numa cultura não ocidental, neste caso a africana, o que originou uma partitura musical e uma narração inspirada nos ritmos e melodias desse continente. Gostámos também da ideia de confrontar as crianças com uma paisagem social, histórica e visual muito diferente daquela a que estão habituadas mas onde todos, tal como nós, dependem igualmente da água para serem felizes.
É impossível separar esta história das ilustrações do livro, que também são da autoria de Babette Cole, e por isso vamos projectá-las em palco e acrescentar outra dimensão a este espectáculo.